quinta-feira, 31 de março de 2011


A coluna "Fala Sensei" dessa semana traz um excelente texto do amigo Sensei de Aikidô, João Chaves. A Zé Mário Team agradece ao Mestre João pela colaboração, sempre abrindo esse espaço para os Senseis que queiram colaborar. Ossss!
########################################
O Samurai e o coração 
"O Samurai é um forte. É forte porque serve, sem expectativas, entrega seu corpo e sua alma para tudo aquilo que lhe for designado. A servidão do samurai é objeto de muitas controvérsias, visto como algo, muitas vezes fanático e indolente. Controvérsias a parte, o fato é que tudo é uma questão de crença e o povo japonês e sua gloriosa civilização, vê no serviço, na doação, um dos pilares de sua cultura e, portanto, sua prosperidade.
A dignidade do samurai reside em sua resignação diante da morte. Daí  sua disciplina fervorosa e a consciência de que seja qual for a adversidade, que ele a passe com dignidade, até o fim. Dai reside os relatos de absoluta ordem no país, a disciplina nos abrigos, o senso do público comum quanto a saques e distúrbios e a ausência do comportamento de pânico, mesmo que diante de uma tragédia como o Tsunami que devastou Sendai e outras cidades do norte do Japão.
Essa resignação diante da morte, a princípio descabidamente mórbida, presente na cultura japonesa e na samuraica, advém da consciência de que tudo é impermanente, transitório, que este plano, que é também, provido de muitas belezas e bem-aventuranças, é um local de perdas e aprendizados.
E lugar também da resistência, da perseverança e da luta por aquilo que acreditamos e do exemplo que devemos seguir...
Ao bom combate...sempre...
Domo Arigato Gozaimasta"
João Chaves

Um comentário:

  1. João Chaves Aikidô12 de abril de 2011 às 05:35

    Arigato meu agrande amigo e professor Heitor e meus sinceros agradecimentos ao Mestre Zé Mário pela oportunidade!Espero vê-los em breve, abraços!!!

    ResponderExcluir

Osss! Obrigado pelo comentário. Em breve ele será publicado.