sábado, 24 de março de 2012

O que é "Creonte"? Fala Sensei


A coluna Fala Sensei dessa semana foi ouvir o faixa preta da Zé Mário Team, Bruno Oliveira, o "Bruxa". O campeão da Zé Mário Team, que voltou recentemente de uma temporada européia, onde comandou a ZMT Torino, explica quem são os "creontes". Boa leitura! Osssss


Entre os anos 80 e 90 o Jiu Jitsu viveu um crescimento absurdo no Rio de Janeiro. Foi uma época de expansão das academias da família Gracie. O conceito de "família" foi algo que passou a existir dentro das academias que ensinavam Jiu Jitsu. Aluno respeitava e era fiel ao seu mestre. E lutava por ele e pela sua "família". 

Trocar de academia não é algo comum. E foi o mestre Carlson Gracie que usou pela primeira vez o termo “Creonte”, que era o nome de um personagem de uma novela antiga, que tinha um comportamento traidor e  caráter duvidoso. "Creonte" é o traidor do seu mestre. 

A lealdade ao mestre sempre foi encarada com seriedade por todos lutadores. Mas sempre apareciam "Creontes", que  eram aqueles sujeitos que treinavam em uma academia, e quando ficavam "afiados", abandonavam a sua "família" e iam treinar com outro mestre. Em algumas vezes pode até dar certo. Em outras não. Só que não tem volta.

Gratidão e respeito devem sempre existir na relação aluno x mestre. É uma receita que sempre dá certo. Osssss"

3 comentários:

  1. Cara essa história de creonte é muito séria. Creontagem é a mesma coisa que ingratidão! Uma coisa difícil de se aceitar em um homem ou mulher!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! o link http://www.muitomaisacaojiujitsu.com.br/2014/04/o-que-significa-creonte-no-jiu-jitsu.html tambem trás informações bem interessantes a este tema! vale a pena conferir! abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom Texto tudo , perfeito tiro minha duvida muito obrigado

    ResponderExcluir

Osss! Obrigado pelo comentário. Em breve ele será publicado.