quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Vamos nos comunicar?


Hoje a coluna "Fala Sensei" não traz a palavra de um faixa preta. Porém como fiz mestrado, sou Mestre, e me sinto no direito de trazer a minha opinião para esse espaço tão bem frequentado por senseis das mais diversas artes marciais.

A comunicação é um processo que torna o homem diferente de todos os outros seres vivos. Com o domínio dos processos de comunicação a humanidade evoluiu. Antes a nossa comunicação era muito primária, na "base do grito", grotesca. Os avanços na comunicação se tornaram parte necessária da vida contemporânea. Quem se imagina ficar mais que uma semana sem celular, internet, telefone? Quem consegue se enxergar no meio do nada, sem interagir, sem conversar com outra pessoa? 

A comunicação é fator chave de sucesso. Empresas que se comunicam melhor ganham mais dinheiro. Profissionais que têm habilidade diferenciada de comunicação sempre se destacam nas suas áreas de atuação. Vivemos uma era onde não basta ser bom. Tem que parecer ser bom. E ser percebido como bom.  

No mundo das lutas não é diferente. O UFC é o exemplo que melhor comprova como a comunicação bem pensada pode transformar um contexto, transformando uma atividade que antes nem era chamada  de esporte, em vedete do principal meio de comunicação de massa, a TV. Se formos analisar em uma ambiência mais local, percebemos que algumas "marcas" relacionadas às lutas se posicionam como boas, mas nem são tão boas assim. Outras são conduzidas por profissionais realmente sérios, dedicados, que fazem trabalhos comprometidos, mas por deficiência na hora de comunicar, terminam ficando relegadas a segundo plano. 

Portanto, se você pensa em ser um profissional de destaque, procure estudar um pouco de comunicação. Procure lapidar essa habilidade. Em pouco tempo, você vai ver como isso fará a diferença.

Na Zé Mário Team, minha equipe, temos implantado algumas melhorias nos processos de comunicação. Encontramos e encontraremos sempre dificuldes. Com a expansão da equipe nem sempre as informações chegam. Portanto, professores e instrutores, vamos nos comprometer em passar sempre informação, para que a comunicação possa surtir efeito, ok?

Temos avançado, e os resultados começam a aparecer. Mas precisamos do apoio de todos. Vamos em frente! 

Osssssss
Heitor Ferrari Marback, Mestre em Administração e Faixa Roxa da Zé Mário Team



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Osss! Obrigado pelo comentário. Em breve ele será publicado.